CURSO
ENTREVISTA MOTIVACIONAL
(ON-LINE)
A abordagem da Entrevista Motivacional é a mais recente técnica desenvolvida para o tratamento de comportamentos compulsivos e adictivos. É reconhecida pelos grandes estudiosos como a grande propulsora da mudança de comportamentos e têm sido amplamente utilizada mundialmente pelas mais renomadas entidades internacionais.
Ela preconiza uma relação empática, não confrontativa e centrada no cliente, porém, diretiva.
Originalmente criada por William Miller, PhD, professor do departamento de psicologia e psiquiatria e diretor do Centro de Alcoolismo, Abuso de Substâncias e Adicções da New México University, e Stephen Rollnick, MSc, diretor de psicologia clínica do Whitchurch Hospital – Cardiff, e pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas em Álcool e Drogas da New South University de New South Wales, em Sidney – Austrália.
Eles desenvolveram a Entrevista Motivacional dirigida para o tratamento de problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, mas ao longo de pesquisas e prática clínica, perceberam a eficiência de tal abordagem em inúmeros casos, não só os relacionados ao uso de substâncias químicas, como também nos casos onde a mudança de comportamentos danosos e prejudiciais se fazia necessária.
APLICAÇÕES DA ENTREVISTA MOTIVACIONAL
Álcool e Outras Drogas
Transtornos Alimentares
Jogo Compulsivo
Comportamentos Compulsivos
Transtornos Fóbicos e de Ansiedade
Tabagismo
PÚBLICO ALVO: Profissionais da Área de Saúde e Educação.
EVOLUÇÃO DO CURSO: O curso é dado no Programa Adobe Reader – PDF, em 06(seis) módulos, sendo enviado 01(um) módulo por mês. O aluno inicia SEMPRE do Módulo1 e finaliza quando completa os 06(seis) módulos. O certificado é enviado (SEM ÔNUS) pelos Correios, juntamente com a avaliação do conceito do aproveitamento do/a aluno/a mediante a conclusão de todos os 06(seis) módulos, dos exercícios e avaliações enviados durante o curso e da efetuação de todas as mensalidades.
CARGA HORÁRIA: 60 horas/aula
Como o curso é on-line, a carga horária é baseada numa estatística estimativa que envolve as “aulas” representadas pelas apostilas, enviadas através dos módulos, e as avaliações e os trabalhos realizados e enviados.
INVESTIMENTO:
Matrícula: R$ 50,00
Cada Módulo: R$ 60,00
A inscrição e as mensalidades deverão ser efetuadas no Banco do Brasil – Ag: 2592-5 C/C: 63693-2, favorecido: Pedro Ribeiro de Castro Morschbacker, e os comprovantes de depósito deverão ser enviados, logo após, para o e-mail: marinabrcastro@acessa.com
OBS: As apostilas, trabalhos e textos só serão enviados mediante a comprovação das mensalidades quitadas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I
Dando a Partida: Explorando as Opções de Mudança
Os Estágios de Mudança e as Tarefas do Terapeuta
Estratégias Terapêuticas Para Melhorar a Motivação Para a Mudança: Elementos Críticos que Desencadeiam a Motivação
MÓDULO II
A Motivação como Interação Interpessoal: Como Estimular a Motivação para a Mudança
Ambivalência: Compreendendo e Identificando a Essência do Problema
A EM e as Diferenças em Relação a Outros Estilos de Abordagem
Os Cinco Princípios Gerais da EM
MÓDULO III
As Cinco Estratégias Iniciais e as Seis Armadilhas
Avaliando a Motivação: Sugestões de Perguntas para Evocar Afirmações Automotivacionais
Estratégias para Lidar com a Resistência: As Quatro Categorias de Comportamento
Sinais de como Reconhecer a Prontidão para a Mudança
MÓDULO IV
Aspectos Gerais do Terapeuta em EM
Perguntas – Chave para Enfrentar os Perigos da Fase II
O Trabalho da EM com os Cônjuges
O Ensino da EM: Algumas Questões Gerais e Vários Exercícios
MÓDULO V
Perguntas Fechadas X Perguntas Abertas
A Pré-Ponderação: A Resistência e os “Quatro Rs”
A Ponderação: Uma Análise de Riscos e Benefícios
Ação, Manutenção, Recaída e Reciclagem
MÓDULO VI
O Programa da EM na Prevenção de Recaídas
O Programa da EM com Adolescentes
O Programa da EM na Redução de Riscos do HIV
O Programa da EM na Manutenção da Mudança
|